17/07/2024
O CEPAE -- em um trabalho conjunto com a Fazenda Escola Lagoa do Sino (FELS), Prefeitura e a Direção do Campus e a Direção do Centro de Ciências da Natureza (CCN) -- deu início à atualização do processo de tratamento de água no campus Lagoa do Sino. Esta iniciativa faz parte do projeto de extensão "BebeDouros", coordenado pela Profa. Beatriz Gonzalez, que busca aprimorar a qualidade da água consumida na instituição. A primeira etapa do projeto foi marcada pela assinatura de um acordo entre a UFSCar e a empresa Geoeste Poços Artesianos, sediada na cidade de Americana.
No dia de hoje, as discentes do Curso de Engenharia Ambiental, Marina Sabrina (bolsista de extensão no projeto e integrante do CEPAE), Carolina Saran (integrante do CEPAE e voluntária no projeto) e Isabelle de Moraes (voluntária no projeto) fiscalizaram a instalação dos sistemas.
O acordo assinado previu a instalação de um equipamento dosador elétrico no poço profundo que abastece o campus, além da compra do composto químico a base de cloro. Este dispositivo é essencial para garantir a dosagem precisa de produtos químicos utilizados no tratamento da água, assegurando que ela esteja em conformidade com os padrões de potabilidade. A empresa Geoeste foi a responsável pela instalação do equipamento.
O projeto BebeDouros tem o CEPAE como responsável por fiscalizar a instalação e, posteriormente, monitorar a qualidade da água em diversos pontos de consumo no campus. Este monitoramento incluirá a calibração do modelo de reação do cloro na rede de distribuição, utilizando avançados softwares químico-hidráulicos para garantir a eficiência do tratamento.
Os recursos necessários para a implementação desta fase do projeto foram mobilizados pela Fazenda Escola Lagoa do Sino (FELS) destinada ao CCN, e colocada em pauta no Conselho por iniciativa da Direção do CCN, destacando a importância do apoio institucional para a melhoria das infraestruturas universitárias. Com a atualização do sistema de tratamento de água, a UFSCar espera adequar a qualidade da água fornecida aos seus estudantes e funcionários, e servir também como exemplo de boas práticas em sustentabilidade e gestão de recursos hídricos.