Lideranças comunitárias colocando suas impressões para a equipe da UFSCar
Debate sobre alternativas sociotécnicas para os desafios impostos
22/08/2024
Os professores Beatriz Gonzalez e Jorge Pantoja deram início a uma série de oficinas voltadas ao saneamento ambiental nas comunidades do Quilombo Fazenda Silvério, em Itararé, e no Assentamento 8 de Março, em Riversul, dentro do escopo da Rede Sociotécnica do Sudoeste Paulista.
O objetivo é a utilização de recursos para provimento de água para as comunidades, o fortalecimento de práticas sustentáveis e a preservação do meio ambiente.
Além dos professores, Carolina Klocker, representando a rede sociotécnica, Adalberto Oliveira e outras lideranças comunitárias também participaram das atividades, reforçando o apoio institucional e a cooperação entre diferentes setores.
Os discentes do CEPAE -- Bianca Jacobe, Luca Marote, Mário Paes, Hugo Nogueira, Fernando de Jesus, Thyago Melo, Sarah Alves --, estiveram presentes, colaborando nas oficinas, evidenciando a integração entre ensino, pesquisa e extensão, princípio basilar da universidade pública. O discente de Engenharia Agronômica, Thiago Spezzotto, também compôs a força tarefa. O professor Danilo Santiago também marcou presença, contribuindo para o desenvolvimento das atividades.
As oficinas, que colocaram em prática o conceito de troca de saberes, permitiram que tanto a equipe da UFSCar quanto as comunidades compartilhassem experiências e conhecimentos, fortalecendo a consciência ambiental e as soluções locais para desafios como o abastecimento de água.
Ao final, foram traçadas estratégias para a utilização adequada dos recursos disponibilizados pela rede sociotécnica, garantindo que as comunidades possam usufruir das ferramentas e tecnologias de forma eficiente e sustentável.
Profa. Beatriz Gonzalez
Prof. Jorge Pantoja orientando a medição de vazão em córregos
Roda de conversa em Riversul
Roda de conversa em Itararé