Os professores Beatriz Gonzalez e Jorge Pantoja tiveram 2 (duas) propostas de extensão e 1 (uma) ACIEPE aprovadas no edital PROEX/UFSCar 2024.
De acordo com o ATO ADMINISTRATIVO COEX Nº 292:
"Aprova o resultado final da análise de mérito e a concessão de recursos financeiros e de bolsas de extensão às propostas submetidas no âmbito dos Editais ProEx 2024, apreciados pelo Conselho de Extensão em sua 150ª Reunião Ordinária, de 22/02/2024."
* Ficam aprovados os seguintes projetos de extensão:
Processo 23112.045997/2023-60: Soluções Alternativas e de Baixo Custo para o Tratamento de Esgotos e Reúso da Água em Comunidades Rurais do sudoeste Paulista. Coordenação do Prof. Jorge Pantoja.
A proposta de extensão universitária aprovada estabelece uma parceria entre a UFSCar e a EMBRAPA para desenvolver "Soluções Alternativas e de Baixo Custo para o Tratamento de Esgotos e Reúso da Água em Comunidades Rurais do sudoeste Paulista". Trata-se de um passo significativo em direção à sustentabilidade e à melhoria da qualidade de vida em áreas rurais. Essa iniciativa não apenas busca solucionar desafios cruciais relacionados ao tratamento de esgotos e gestão da água, mas também demonstra o compromisso das instituições envolvidas em aplicar o conhecimento científico em prol do bem-estar das comunidades locais.
Processo 23112.046104/2023-01: Projeto BebeDouros: campus Lagoa do Sino (UFSCar). Coordenação da Profa. Beatriz Gonzalez.
A aprovação da proposta de extensão universitária para o Projeto BebeDouros no campus Lagoa do Sino da UFSCar é uma excelente notícia para toda a comunidade acadêmica e local. Esse projeto não só visa aprimorar o sistema de tratamento de água, mas também promove a conscientização sobre a importância da qualidade da água para a saúde e o meio ambiente. Com iniciativas como essa, a UFSCar demonstra seu compromisso em proporcionar um ambiente seguro e sustentável para seus alunos, professores e funcionários, ao mesmo tempo em que contribui para a preservação dos recursos naturais da região.
* Fica aprovada a seguinte ACIEPE:
Processo 23112.046001/2023-33: Saneamento rural para comunidades em situação de vulnerabilidade. Coordenação da Profa. Beatriz Gonzalez.
A aprovação da proposta de atividade curricular de ensino e extensão (ACIEPE) em Saneamento Rural para Comunidades em Situação de Vulnerabilidade se trata da continuação do ensino e extensão nesta vertente, com compromisso da instituição em promover impacto social e ambiental positivo. Essa iniciativa não apenas oferece uma oportunidade valiosa para os estudantes aprenderem e aplicarem conhecimentos práticos em um contexto real, mas também demonstra a sensibilidade da universidade em abordar as necessidades específicas das comunidades rurais em situação de vulnerabilidade, proporcionando-lhes acesso a serviços essenciais de saneamento básico.