ACIEPE - Infraestrutura sanitária e dignidade para comunidades em situação de vulnerabilidade socioambiental
ACIEPE - Infraestrutura sanitária e dignidade para comunidades em situação de vulnerabilidade socioambiental
ACIEPE - Infraestrutura sanitária e dignidade para comunidades em situação de vulnerabilidade socioambiental
O saneamento é essencial no meio rural, especialmente em comunidades em situação de vulnerabilidade socioambiental com acesso limitado a serviços básicos. Sistemas de saneamento adequados, incluindo água potável e tratamento de resíduos, melhoram a vida rural e promovem a saúde pública, prevenindo doenças transmitidas pela água. Também impulsiona a gestão de resíduos, preservando recursos naturais. Nas comunidades rurais carentes, a infraestrutura sanitária reduz pobreza ao oferecer água e instalações sanitárias, permitindo envolvimento em atividades produtivas e educacionais, melhorando as condições sociais e econômicas. Investir em saneamento fortalece a resiliência diante das mudanças climáticas, minimizando impactos de desastres naturais e doenças relacionadas à água, essencial para o bem-estar e desenvolvimento das comunidades rurais.
CONCLUÍDA ✅
Realização de visitas a campo como uma prática valiosa para estudantes, pois proporciona uma compreensão mais abrangente e profunda da área de estudo em todas as suas dimensões. O diagnóstico ambiental e a compreensão social são fundamentais para compreender o estado atual do ambiente em estudo, identificar potenciais impactos e apontar possíveis medidas de gestão e preservação. A preocupação em ouvir as comunidades e trocar saberes é fundamental nesse processo.
Sessões de brainstorming são realizadas como uma estratégia para estimular a criatividade, promover a participação ativa dos discentes e gerar ideias. Os estudantes procuram encontrar soluções para as comunidades atendidas considerando as peculiaridades de cada comunidade. Ademais, são incentivados a ouvir as comunidades, trocando, assim, saberes e experiências.
Os estudantes apresentam propostas para mitigar problemas sanitários como etapa importante após a realização do diagnóstico ambiental e da avaliação da condição econômico-social das comunidades.
Na etapa de implementação, que pode envolver a construção de protótipos a depender do caso, os estudantes transformam as soluções concebidas e projetadas em produtos ou sistemas reais. Geralmente, envolve o retorno às comunidades.
Após a etapa de implementação, os estudantes treinam multiplicadores ambientais e elaboram cartilhas de operação dos sistemas.