06/12/2024
Buri-SP
Larissa de Aragão Alves e Jady Mikely de Noronha Ananias, duas jovens pesquisadoras, tiveram suas propostas de iniciação científica recentemente aprovadas. Ambos os projetos receberam apoio de agências de fomento e visam contribuir com soluções para questões ambientais.
Larissa de Aragão, bolsista do CNPq, desenvolverá o projeto Análise da Qualidade da Água na Aldeia Indígena Tekoa Nhanderu Porã, em São Miguel Arcanjo, São Paulo. Sob a orientação da Prof. Beatriz Gonzalez e coorientação do Prof. Jorge Pantoja, Larissa se dedicará a avaliar a qualidade da água em uma aldeia indígena, com o objetivo de entender as condições ambientais e de saúde da comunidade local. A pesquisa é fundamental para promover o bem-estar dos habitantes da aldeia e para estabelecer políticas públicas mais eficazes para a preservação de seus recursos naturais.
Jady Mikely é bolsista da FAPESP no projeto Desenvolvimento de um Biorreator Anóxico Alternativo para Controle da Poluição Atmosférica: Modelagem Matemática da Remoção Simultânea de Metano e Sulfeto de Hidrogênio. Orientada pelo Prof. Jorge Pantoja, Jady buscará consolidar o desenvolvimento de um biorreator inovador para o controle da poluição atmosférica, mais especificamente na remoção de gases nocivos como o metano e o sulfeto de hidrogênio. O projeto busca melhorar a qualidade do ar, assim como oferecer uma alternativa mais eficiente e acessível para o controle da poluição industrial.
Desejamos sucesso para Larissa e Jady em suas jornadas!