Esta ACIEPE propõe a criação de um espaço formativo interdisciplinar voltado à reflexão crítica sobre a temática racial no Brasil, com foco na experiência afro-brasileira. A atividade está sendo desenvolvida por meio de rodas de conversa, leituras dirigidas e encontros com convidadas(os) que desenvolvem pesquisas e práticas sobre relações étnico-raciais. O objetivo é proporcionar aos estudantes da UFSCar, Campus Lagoa do Sino uma vivência acadêmica e extensionista que promova o diálogo entre saberes acadêmicos e populares, contribuindo para a formação cidadã, antirracista e socialmente comprometida. A proposta inclui a formação de um grupo de curadoria de textos, composto por docentes e discentes, que indicará leituras e mediará os debates, valorizando a participação ativa dos estudantes.
Em roda de saberes, estudantes dialogam e refletem sobre as lutas, conquistas e expressões do movimento negro. Conta também com a participação de estudantes indígenas e profissionais do campus, como a psicóloga Carolina Aguiar.
Encontro realizado na construção indígena do campus Lagoa do Sino, estudantes e membros da comunidade se reúnem para dialogar e fortalecer as trocas entre saberes africanos e indígenas.