Goiânia-GO
07/01/2026
Recentemente foi publicado o capítulo de livro intitulado Reatores de Leito Fluidizado para o Tratamento de Efluentes Industriais: Potencial e Desafios, integrando a obra coletiva Saneamento e Meio Ambiente: cenário atual e suas tendências, que reúne especialistas de diversas instituições do país.
O capítulo é assinado por Mariana Barbosa, Victor Cunto, Vinícius Boniolo, Sarah de Jesus, Profa. Beatriz Gonzalez, Profa. Roberta Lovaglio e Prof. Jorge Pantoja, e aborda uma das tecnologias mais promissoras no campo do saneamento industrial, que são os reatores de leito fluidizado, sistemas capazes de ampliar a eficiência no tratamento de efluentes ao promover maior contato entre microrganismos, poluentes e substratos.
De acordo com os autores, o uso desses reatores representa uma alternativa estratégica frente aos crescentes desafios ambientais enfrentados por setores produtivos que demandam soluções cada vez mais eficazes, sustentáveis e economicamente viáveis para o controle da poluição hídrica. O capítulo discute o potencial tecnológico dos sistemas de leito fluidizado, além dos principais entraves técnicos, operacionais e de implantação ainda existentes.
A obra em que o capítulo está inserido foi organizada pelos Professores Thomas Leal, José Gustavo Ramos e Marcela Dominiciano, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, e reúne estudos nas áreas de abastecimento de água, esgotamento sanitário, gestão de resíduos sólidos, drenagem urbana e saneamento ambiental. Segundo os organizadores, o livro busca fortalecer o diálogo entre pesquisa científica, gestão pública e práticas ambientais, contribuindo para o avanço de políticas e tecnologias que tornem os sistemas de saneamento mais eficientes e resilientes.
Você pode baixar o livro gratuitamente no link:
https://editora.ifg.edu.br/editoraifg/catalog/book/saneamento-meio-ambiente