O corpo da UFSCar (Pedro, Giulia, Sarah, Maria Luiza, Murilo e Prof. Jorge); Por Angatuba, o vereador Guilherme Bonecher.
Giulia explicando as ações pedagógicas e operacionais do projeto.
Vereador Guilherme Bonecher destacando a articulação institucional e de gestão no âmbito municipal.
São Paulo, SP
23/10/2025
Integrantes do CEPAE apresentaram os resultados e as experiências relativas ao primeiro ano do trabalho de educação ambiental desenvolvido junto às crianças do município de Angatuba. A apresentação ocorreu na sede da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (SEMIL), em São Paulo, a convite do vereador Guilherme Bonecher.
O projeto é fruto de uma parceria entre o CEPAE e a Prefeitura Municipal de Angatuba, e teve início com o professor Raoul Henry, da UNESP, que idealizou as primeiras ações e posteriormente "passou o bastão" para a UFSCar, por intermédio do CEPAE, o qual é responsável por dar continuidade, ampliar e otimizar o alcance das atividades educativas.
Representaram o CEPAE na ocasião os estudantes de Engenharia Ambiental Giulia Oliveira, Pedro Salvini, Sarah Alves e Maria Luiza de Araújo; o Engenheiro Agrônomo e Mestrando em Conservação e Sustenabilidade, Murilo Picolli também esteve presente; O professor Jorge Pantoja acompanhou a comitiva.
O vereador Guilherme Bonecher iniciou a apresentação abordando aspectos institucionais e de gestão, ressaltando o papel estratégico da educação ambiental nas políticas públicas municipais. Em seguida, o professor Jorge Pantoja destacou a articulação entre a UFSCar, a cidade de Angatuba e o professor Raoul Henry.
A estudante Giulia Oliveira apresentou os aspectos operacionais do projeto, detalhando as atividades realizadas com as crianças e os resultados observados nas escolas e comunidades envolvidas.
Cabe destacar que o projeto recebeu recentemente um novo parceiro: o Núcleo Campina do Monte Alegre dos Engenheiros Sem Fronteiras, que se uniu à iniciativa para contribuir com a execução das ações educativas e ambientais.
Neste primeiro ano, aproxidamente 300 crianças dos últimos anos do fundamental foram atendidas com as oficinas. Não há dúvidas de que o reconhecimento do trabalho desenvolvido no município significa um passo importante na integração salutar entre universidade, poder público e sociedade civil em prol da formação ambiental e do desenvolvimento sustentável regional, o qual é pilar norteador do campus Lagoa do Sino da UFSCar.