Dourados, MS
02 a 05/07/2025
Os professores Beatriz Gonzalez, Jorge Pantoja e Márcio Rogério, além do engenheiro M.Sc. Ernesto Pallarolas, da UFSCar, realizaram uma visita técnica à cidade de Dourados, no Mato Grosso do Sul, como parte das atividades do projeto desenvolvido em parceria com o Ministério dos Povos Indígenas.
A visita teve como principal objetivo fortalecer o intercâmbio de conhecimentos e experiências com a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), especialmente com sua Incubadora de Tecnologias Sociais. Durante a agenda, o grupo participou de reuniões e visitas com professores, técnicos, estudantes de graduação e pós-graduação da UFGD, cujo objetivo foi aprofundar o diálogo sobre soluções sustentáveis para o abastecimento de água em territórios indígenas e rurais.
A equipe do campus Lagoa do Sino verificou in loco o funcionamento da máquina perfuratriz utilizada na abertura de poços; a máquina é de propriedade da própria incubadora da UFGD. A obtenção deste know-how é importante, haja vista que o trabalho que vem sendo realizado nas aldeias da Grande São Paulo envolve, principalmente, a obtenção de água a partir de fontes subterrâneas.
O grupo também visitou comunidades indígenas da região de Dourados onde a UFGD já implantou com sucesso projetos de captação de água subterrânea, o que permitiu o abastecimento contínuo para famílias que historicamente enfrentam dificuldades no acesso à água.
A troca de experiências entre a UFSCar e a UFGD tem relação com a promoção da justiça hídrica das comunidades indígenas. Para tanto, deve-se buscar soluções técnicas adaptadas às realidades locais e construídas com participação comunitária.